Código: UNI 053
Carga Horária: 60 h/a
Vagas: 40
Ementa
A partir da trajetória e da atuação de Mãe Glória de Oxum e Alexandre Kasumlembe (Casa de Cultura Lode Apara), Mam’etu Muiandê e Makota Kidoiale (Kilombu-Terreiro Manzo Ngunzo Kaiango) junto às suas comunidades, o curso abordará os processos de transmissão oral dos saberes vinculados às cosmologias das duas casas de Candomblé Angola. Imanentes às práticas cotidianas e às relações com o sagrado sustentadas pelos territórios (terreiros e quilombos), os múltiplos saberes próprios das epistemes afrodiaspóricas, ao circularem continuamente entre as gerações – entre os mais velhos e os mais novos – concedem especial atenção aos jovens e às crianças (o que Makota Kidoiale chama de “afrobetização”).
Aulas às segundas-feiras, de 13:50 às 17:50, na Estação Ecológica da UFMG, no período de 7 de outubro a 16 de dezembro. Algumas aulas – a combinar – serão oferecidas no território das comunidades.
Cronograma
Abertura no dia 7 de OUTUBRO, na Semana de Comemoração dos 10 anos das Formações Transversais da UFMG.
OUTUBRO: 12 (sábado): Festa de Oxum na Casa de Cultura Lode Apara, (Santa Luzia – MG). Aulas com Mãe Glória de Oxum e Alexandre Kasumlembe nos dias 14, 21 e 28.
NOVEMBRO: Aula com Mãe Glória e Alexandre Kasumlembe no dia 4. Aulas com Mam’etu Muiandê e Makota Kidoiale nos dias 18 e 25 e evento/atividade no Manzo Ngunzo Kaiango (data a ser confirmada).
DEZEMBRO: Aulas com Mam’etu Muiandê e Makota Kidoiale nos dias 2 e 9.
16 de DEZEMBRO: Encerramento (com a participação das duas duplas).
Mestras e Assistentes
Mãe Glória de Oxum e Alexandre Kasumlembe (Casa de Cultura Lode Apara)
Mam’etu Muiandê e Makota Kidoiale (Kilombu-Terreiro Manzo Ngunzo Kaiango)
Professores parceiros
Janaína Barros (EBA)
Wagner Viana (EBA)