Código: UNI050

Carga horária: 90h

Ementa: A disciplina, de formato especial, concentrada, será realizada no Território Xacriabá, no município de São João das Missões (MG), de 29 de outubro a 6 de novembro de 2022.  Ela envolverá a experimentação pedagógica e epistêmica em torno de saberes construídos e preservados pelas comunidades tradicionais Xacriabá: a arquitetura com terra e a  “pintura de Toá”; a construção de um forno para queima de cerâmica e mais as práticas tradicionais das roças e da cozinha (com os frutos da Caatinga e do Cerrado).  Essa disciplina reunirá os alunos Xakriabá do FIEI (curso em Formação Intercultural para Educadores Indígenas), da Faculdade de Educação,  e os demais da UFMG.

Período: de 29 de outubro a 6 de novembro de 2022, no Território Xacriabá, em São João das Missões (MG). Além disso, haverá mais duas aulas especiais: uma, preparatória, no dia 24 de outubro; e outra no dia 8 de novembro, para a  apresentação de trabalhos e avaliação das práticas realizadas no Território Xakriabá.

Dia e horário: Terça-feira, de 13h:50 às 17h:50

Mestras e mestres Xakriabá
Vanginei Leite Silva (cerâmica e construção do forno de queima)
Telvina Moura Bezerra Alkimim (arquitetura de terra  e pintura de toá) 
Senhorinha Dias de Sousa Franco e Domingas dos Santos Aquino Oliveira (cozinha tradicional Xakriabá)
Nicolau Gonçalves Alquimim (lavoura e extrativismo)

Professores parceiros: Adriano Mattos Corrêa (Escola de Arquitetura e Design);  Ana Maria Rabelo Gomes (Faculdade de Educação); Marcos Vinicius Bortolus (Escola de Engenharia); Margarete Maria de Araujo Silva (Escola de Arquitetura e Design)