Publicações de mestras e mestres

Davi Kopenawa e Bruce Albert

“O que chamamos de xawara são o sarampo, a gripe, a malária, a tuberculose e todas as doenças de brancos que nos matam para devorar nossa carne. Gente comum só conhece delas os eflúvios que as propagam. Porém nós, xamãs, vemos também nelas a imagem dos espíritos da epidemia, que chamamos de xawarari. Esses seres maléficos se parecem com os brancos, vestidos com roupas, óculos e chapéus, mas estão envoltos numa fumaça densa e têm presas afiadas.”

Davi Kopenawa nasceu em 1956, no alto do rio Tootopié localizada na floresta amazônica em fronteira com a Venezuela, aonde vivenciou a dizimação do seu povo pelas doenças trazidas através dos garimpeiros em 1959 até 1967.

Ele é xamã, escritor e presidente da Hutukara, Associação Yanomami fundada em 2004, em defesa dos direitos do povo Yanomami, além de ativista contra o garimpo ilegal na Amazônia desde 1980.

Bruce Albert nasceu no Marrocos em 1952. É doutor em Antropologia pela Universidade de Paris, além de grande parceiro de Davi Kopenawa em defesa da vida dos Yanomami.

Albert também contribuiu com a fundação da ONG Comissão pró-Yanomami que homologou, em 1992, o reconhecimento da ocupação territorial dos povos Yanomami pelo governo brasileiro.

Texto completo foi publicado pela Revista Piseagrama e está disponível nesse link